Novo portal do Ministério da Justiça reúne 216 nomes de criminosos de alta periculosidade
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta segunda-feira (8), o site gov.br/captura, que disponibiliza a lista dos 216 foragidos mais procurados do país.
Cada Estado indicou oito alvos prioritários com base em uma matriz de risco que avaliou critérios como gravidade e natureza dos crimes cometidos, vínculo com organizações criminosas, existência de múltiplos mandados de prisão e atuação interestadual.
Entre os procurados do Espírito Santo está Bryan Lyrio Deolindo, que possui mais de 10 mandados de prisão em aberto, incluindo por homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Ele integra a facção Comando Vermelho e atua em cidades da Grande Vitória, além das regiões Norte e Noroeste do Estado. Bryan está foragido desde 2021, quando escapou da Penitenciária Estadual de Vila Velha e não foi mais recapturado. As investigações apontam que ele se escondeu no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Ele também é apontado pela polícia como responsável pelos 550 kg de cocaína pura encontrados em um bunker em uma casa no bairro Ponta da Fruta, em Vila Velha, em outubro de 2024.
Outro procurado capixaba que também estaria escondido no Complexo da Maré é Cássio Lorencini Martins, conhecido como Cassinho. Ele teria ligação com o TCP e possui mandado de prisão por homicídio. Segundo a polícia, Cássio participou da morte de “Fernando Cabeção”, antigo líder do tráfico de drogas em Guaranhuns, Vila Velha, e um dos intermediários do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, de 32 anos, em março de 2003.
A lista também inclui Bruno Gomes Faria, conhecido como “Bruno Vera”. Ele é aliado ao TCP e atua como braço da facção no Espírito Santo. Ele ficou no comando do grupo após a prisão de seus irmãos, Luan Gomes Faria e Gabriel Gomes Faria, os “Irmãos Vera”. Bruno é procurado por tráfico de drogas, homicídios e extorsão de empresários e comerciantes. Contra ele há mandados de prisão por homicídio, tráfico de drogas e corrupção de menores.
Veja a lista:

“A implementação da lista representa um esforço conjunto entre as esferas federal e estadual para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil”, diz o ministério, em nota.
A iniciativa também possibilita o intercâmbio de informações entre os estados e estimula a colaboração direta da população.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais 190 e 197.
O site faz parte do Programa Captura, uma ação de articulação nacional voltada à identificação, à localização e à prisão de criminosos considerados de alta periculosidade. O ministério informou que irá instalar uma célula operacional do Programa Captura no estado do Rio de Janeiro.
“A medida responde à constatação de que criminosos de diferentes regiões do Brasil frequentemente se ocultam em áreas do estado fluminense. A nova estrutura permitirá apoio direto às polícias estaduais e maior agilidade na troca de informações para a localização de foragidos”, explica a pasta.
* Com informações da Agência Brasil e Polícia Civil ES

